Gabriela Menezes
24 anos de dedicação à arte flamenca
Bailarina, Professora, Coreógrafa e Produtora de Flamenco.
Ingressou no mundo da dança em 1998, com o Ballet Clássico e a Dança Contemporânea. Em 2000 iniciou seus estudos de Dança Flamenca.
Formada em Ballet Clássico, pela Royal Academy of Dance em 2010.
Estudou no Brasil e na Espanha com grandes nomes do Flamenco Internacional como Alícia Márquez, Carmen La Talegona, La Truco, Rafaela Carrasco, Juan Polvillo, La China, La Lupi, La Piñona, Manuel Betanzos, Manuel Liñan, Marco Flores, Patrícia Ibañez, Pastora Galván, Pepa Molina, Pillar Ortega e Rafaela Carrasco,.
Em 2012 foi à Espanha pela primeira vez, onde aprimorou sua técnica e estudou em Amor de Díos (Madri), Estudio Flamenco Juan Polvillo (Sevilha), Centro de Baile Flamenco Patrícia Ibañez (Jerez) e participou do XVI Festival de Jerez. Ainda neste ano, estreou o espetáculo próprio “Recuerdos Andaluces: vivências de uma terra flamenca", sua primeira produção, atuando como diretora e coreógrafa, e contando com a participação de seus alunos e artistas convidados.
Em 2013 fundou a Cia Al’Aire Flamenca, atuando como diretora e coreógrafa. Neste mesmo ano, estreou o primeiro grande espetáculo da Cia, "ENCUENTRO...La historia de una pasión", retratando a história do Flamenco no Brasil, e com o qual, em 2014 levou à Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, através do Programa de Incentivo à Cultura (PROAC), para que o mesmo seja patrocinado e leve a cultura Flamenca e Brasileira para encantar muitas plateias.
Em 2014 estreou o segundo grande espetáculo da Cia, “El Flamenco Que Habito”, mais uma vez unindo a arte flamenca com a cultura brasileira, através da poesia de João Cabral de Melo Neto.
Em 2015 a bailaora completou 15 anos de flamenco e realizou o grande sonho de sua vida, fundou a Al'Aire Espaço de Saúde e Cultura, empresa que une Dança, Pilates e Fisioterapia num só local, endereço fixo de seus trabalhos e da sede da Cia Al'Aire Flamenca. Neste mesmo ano, estreou o espetáculo "Sueños del Arte", em comemoração aos seus quinze anos de carreira.
Em 2016 estreou o quarto grande espetáculo da Cia, "SAURA", promovendo uma releitura de algumas cenas dos principais filmes do grande roteirista e cineasta espanhol, Carlos Saura.
Em 2017 voltou à Espanha para aperfeiçoamento com grandes maestros como La Truco, Patrícia Ibañez e Rafaela Carrasco, e participou do XXI Festival de Jerez.
Ainda nesse ano recebeu convite para coreografar a música "Habanera" da Ópera Carmem, de Bizet, no concerto da Orquestra Filarmônica de Santo Amaro, na reinauguração do Teatro Paulo Eiró, que contou com a presença do ministro da cultura e do prefeito da cidade de São Paulo. Além disso, começou a realizar apresentações de flamenco em sua própria escola, dando origem ao "Tablao Al'Aire", que conta com apresentações de grandes artistas do flamenco de São Paulo.
Em 2018 recebeu mais uma vez o convite da Orquestra Filarmônica de Santo Amaro para coreografar a peça "Astúrias" de Isaac Albeniz. Além disso, estreou o espetáculo "TransformAR-TE".
Em 2019 estreou o sexto grande espetáculo da Cia, "Essência".
Em 2020 voltou à Espanha para novamente se aperfeiçoar com grandes maestros e participou do XXIV Festival de Jerez. Em virtude da pandemia da COVID-19 teve seus trabalhos interrompidos (tanto com sua escola, quanto com sua Cia, que teve a agenda de shows cancelados),mas em dezembro de 2020 foi contemplada pela Secretaria da Cultura de São Paulo com o espetáculo "Encuentro: La historia de una pasión" pelo Programa de Incentivo à Cultura (PROAC) da Lei Aldir Blanc.
Em 2021 realizou a temporada online de "Encuentro: La historia de una pasión" disseminando a arte flamenca mesmo com as impossibilidades da pandemia, em um espetáculo totalmente acessivel, com intépretes de libras e audiodescrição, garantindo que todos tenham acesso à cultura, sendo a primeira companhia de Flamenco de São Paulo a realizar um espetáculo com acessibilidade plena.
Em 2022, participou como convidada especial do espetáculo "Ponte Flamenca", em Porto Alegre/RS, organizado pela Cia La Negra Ana Medeiros, para turnê da bailaora La Truco na América Latina. Ainda neste ano, produziu o espetáculo "Libertad" com a Cia Al'Aire Flamenca.
Em 2023 produziu o espetáculo "Tríade" da Cia Al'Aire Flamenca, e participou do Inmersión 2023 (Campinas) como professora convidada.
Nesse ano de 2024 produziu o 1º evento Internacional da Cia Al'Aire Flamenca, com o qual trouxe pela primeira vez no Brasil a bailaora de Jerez de La Frontera, Patrícia Ibañez. Produziu e dirigiu o espetáculo Internacional "SOÑARTE", no qual dividiu cena com a bailaora jerezana.
Gabriela Menezes segue trabalhando na disseminação da arte flamenca em São Paulo e no Brasil, através de suas aulas, cursos, workshops, shows e eventos.