top of page

          O Flamenco nasceu da mistura de povos nômades e está arraigado nas manifestações folclóricas de vários povos que ao passar. Essa miscigenação se transformou em uma arte indiscutível e forte. Uma arte inigualável, que transmite pelo dedilhado da guitarra sua melodia inconfundível, pela voz do cantaor a emoção de suas letras fortes e marcantes, pela percussão e palmas o pulso de um ritmo ardente e contagiante, e pelo bailaor a beleza da expressão corporal unida à precisão de seus movimentos e sapatedos, à interpretação de cada baile, como a expressão máxima dessa chama latente, que é a arte flamenca.

 

          O corpo reage ao som da guitarra ou à letra do cante e libera seus sentimentos e emoções que personificam a dor, o abandono, solidão, desprezo, as alegrias, o amor, o desejo. A força dessa arte também está na forma com que sintetiza música, cante e dança em um mesmo momento com relevante carga emocional e excelência.

 

          Além do sapateado, do movimento de braços, expressão corporal e facial e movimentos de saia, o Flamenco utiliza alguns acessórios no baile como Castanhola, Abanico (Leque), Mantón (Xale), Sombrero (Chapéu) e Bastón (Bengala).

 

          O Flamenco desenvolve ritmo, musicalidade, melhora a auto-estima, a coordenação motora, fortalece a musculatura, proporciona bem-estar e gera sensibilidade e consciência corporal.

 

          Por ter uma técnica própria, a dança flamenca apenas necessita de vontade, disposição e dedicação para o aprendizado, que formam posteriormente o amor por esta arte encantadora.

 

  Metodologia

          A metodologia  criada e utilizada por Gabriela Menezes, visa trabalhar os elementos fundamentais da técnica flamenca associados com a compreensão da estrutura de baile, entendimento dos palos trabalhados (desde sua história até sua estrutura rítmica) e com o "sentir flamenco". Esse "sentir flamenco" é o diferencial do trabalho por ela realizado, que compreende não só o conhecimento da técnica pura, mas a vivência da arte flamenca de modo geral. A cada semestre são trabalhados 2 palos (ritmos) que são determinados de acordo com o nível da turma. Também podem ser trabalhados elementos (castanhola, abanico, mantón, bastón, sombrero e bata de cola).

 

  Aulas

     As aulas de Flamenco possuem 1h30 de duração.

Iniciam-se com um aquecimento, para preparo do corpo para a prática, aquecendo articulações e grupos musculares. Em seguida trabalha-se técnica de pés, braços, corpo e baile e realiza-se trabalho coreográfico aplicado à palos (ritmos) específicos. 

 

  Aulas com música ao vivo

     Em todas as turmas, uma vez por mês, as aulas acontecem com música ao vivo, com a presença do diretor musical da Cia Al'Aire Flamenca, Jef de Lima.

O flamenco é uma arte completa, não só uma "modalidade de dança". A arte flamenca nasceu da música, e a vivência das aulas com música ao vivo faz com que o aluno desenvolva musicalidade, ritmo e técnica, com a essência da arte.

 

  Aulas de Castanholas

     Possuem 1 hora de duração.

O objetivo desta aula é o aperfeiçoamento do toque das castanholas, portanto é uma aula para alunos de todos os níveis. Iniciam-se também com um aquecimento, em seguida trabalha-se toda a técnica do toque de castanholas isoladamente, com exercícios aplicados à palos (ritmos) específicos de acordo com o andamento da turma. Na parte final da aula, associa-se os exercícios trabalhados com a técnica de baile flamenco, para treino de coordenação e associação do toque aos elementos do baile. 

 

  Divisão dos níveis

     As turmas são divididas nos níveis Iniciante, Intermediário, Avançado. A adequação do aluno ao nível se dá através de seu amadurecimento técnico e artístico.

17082019-114A6770~2.jpg
bottom of page